• Doutor Walter Lopes

Viver longe das drogas e do vício é possível.


Por meio de um estilo de vida saudável é possível viver longe das drogas e do vício. Porém, se necessário, existem 3 tipos de internação:

Voluntária: aquela que se dá com o consentimento do dependente de drogas.

Involuntária: aquela que se dá, sem o consentimento do dependente, a pedido de familiar ou do responsável legal.

Compulsória: aquela que se dá por ordem judicial.


O uso e o abuso de drogas lícitas ou ilícitas constitui um dos maiores problemas de saúde no Brasil e no mundo.

Por isso, em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Nacional de Combate às Drogas.

A referida data foi estabelecida para buscar difundir as causas da dependência química, a necessidade de conscientizar a população sobre os tratamentos disponíveis e planejar ações de combate às drogas e enfrentamento ao tráfico.

Felizmente, grande parte da sociedade e do poder público já entendeu que a dependência química não é apenas uma questão de segurança, mas de saúde pública, onde o dependente merece ser tratado como paciente e disponibilizado o tratamento adequado com profissionais especializados.


Segundo o Dr. André Tolentino, advogado especialista em legislação sobre drogas, “como em qualquer outra doença, o paciente, dependente químico, tem direito a tratamento com especialistas, mesmo que (custeado) pelo poder público como contraprestação dos nossos impostos, bem como eventual afastamento do trabalho e recebimento de auxílio-doença, garantido pelos recolhimentos ao INSS”.


A dependência química não se trata de um desvio de caráter, mas de uma intensa dor na alma, uma depressão ou uma ansiedade não tratada, onde o paciente encontrou nas drogas um “refúgio” passageiro para os seus problemas emocionais, mas que, por outro lado, traz consequências desastrosas para toda família.

Sendo assim, antes de realizar qualquer tipo de julgamento preconceituoso, é importante ouvir para ajudar, buscar junto ao paciente as soluções para seus problemas, recorrer a alimentos saudáveis, dedicar tempo de qualidade à família e às atividades que lhe fazem bem, como caminhadas e a prática esportiva.


A DWL Brasil possui suplementos naturais que podem ajudar as famílias que desejam uma vida mais saudável, longe de qualquer tipo de droga e com mais equilíbrio.


Saiba mais: https://www.dwlbrasil.com.br/loja/saude-emocional

Cadastre-se e receba diretamente em seu e-mail cada novo post do Blog CDV! 

 

Obrigado por assinar!