• Doutor Walter Lopes

Mitos e verdades sobre a saúde do fígado.

Responsável por centenas de funções que vão desde a participação no processo digestivo, eliminação de toxinas, até a síntese de medicamentos, o fígado é, sem dúvida, um dos órgãos mais importantes de seu organismo e por isso precisa de toda a atenção com sua saúde!



Uma glândula, muitas funções!


Não é de hoje que o homem sabe da importância do fígado para seu organismo. Na antiga Babilônia, acreditava-se que o fígado era a sede da alma e da vida humana. De lá para cá, muita ciência foi desenvolvida sobre este assunto e, ainda que não tenhamos comprovado a crença dos babilônios, sabemos de fato que o fígado é um dos atores principais no teatro das nossas vidas. Para todo grande projeto que realizamos é de suma importância a presença de um líder, Este líder deve ter o controle da situação, ajudar a integrar todos os envolvidos no objetivo comum, ser o primeiro a tentar buscar soluções para problemas que impactam o andamento do todo.


É no fígado, por exemplo, que os carboidratos e outros açúcares são transformados em glicogênio. Também as células de gordura, os lipídios, são pelo fígado metabolizadas - oxidação dos ácidos graxos, conversão de compostos para transporte, síntese de lipoproteínas, colesterol e fosfolipídios e armazenamento no tecido adiposo (a formação da gordura corporal). No nosso organismo, o fígado é esse líder. Isso porque ele é o responsável por metabolizar uma série de nutrientes.


Até agora falamos dos carboidratos e gorduras. Falando nas proteínas, é esse incrível órgão que dá origem à uréia como forma de eliminar a amônia do sangue. Isso sem contar que é o fígado que tem a função de desintoxicar o sangue vindo do intestino, metabolizar fármacos e os hormônios estrogênio, cortisol e aldosterona.


Se todos esses termos científicos te pareceram complexos, não se assuste. O Blog CDV precisava mesmo te fazer entender como o fígado é importante para que você se conscientize ainda mais sobre como ele merece sua atenção no sentido de promover e preservar sua saúde.


Quais são os principais sinais de que a saúde de seu fígado não vai bem?


Nem tudo são flores para o tão atarefado fígado. Por exercer tantas funções, ele pode ficar sobrecarregado e quando isso acontece pode ser que algumas doenças surjam. As principais são:

  1. Cirrose - é uma doença crônica do fígado, decorrente de processos inflamatórios persistentes no órgão. Em longo prazo, essas lesões impedem a regeneração das células e a circulação sanguínea, o que resulta na substituição de tecido normal do fígado por nódulos e fibroses a longo prazo (cicatrizes);

  2. Insuficiência Hepática - A insuficiência hepática ocorre de maneira súbita (aguda) ou gradual (crônica). As causas incluem reação a um medicamento, altas doses de paracetamol, hepatite, abuso de álcool e esteatose hepática avançada. Pele e olhos amarelados (icterícia), juntamente com dor de barriga e inchaço, são sintomas de insuficiência hepática. As opções de tratamento incluem medicamentos, mudanças na dieta ou, possivelmente, um transplante de fígado.

  3. Fibrose Hepática - A fibrose hepática é o processo de cicatrização que representa a resposta hepática a lesões. Da mesma forma que a pele e outros órgãos cicatrizam suas feridas através da deposição do colágeno e outros constituintes da matriz extracelular, o fígado repara as lesões por meio da deposição de mais colágeno.

  4. Esteatose Hepática - Aumento do acúmulo de gordura no fígado. Os principais fatores de risco incluem a obesidade e o diabetes tipo 2, embora também esteja associada ao consumo excessivo de álcool. Geralmente, não causa sintomas. Quando ocorrem, os sintomas incluem fadiga, perda de peso e dor abdominal. O tratamento envolve a redução dos fatores de risco, como a obesidade, por meio de um programa de dieta e exercício. Em geral, é uma doença benigna, mas, em uma minoria de pacientes, pode evoluir para insuficiência hepática (cirrose).

E os principais sinais que merecem sua atenção são:

  1. Barriga inchada;

  2. Cansaço;

  3. Coceira no corpo;

  4. Cor amarelada na pele e nos olhos;

  5. Dor na região abdominal superior direita;

  6. Enjoo e tonturas;

  7. Urina escura e fezes amareladas.


Os mitos e verdades sobre a saúde do fígado.


- É possível reduzir a quantidade de gordura no fígado adotando um estilo de vida saudável

VERDADE - A mudança no estilo de vida é o principal tratamento para esteatose hepática. Ele se inicia com a prática regular de atividade física e a mudança dos hábitos alimentares, tendo em vista a redução de alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares e o aumento da ingestão de fibra por meio do consumo de hortaliças, frutas e cereais.

- Adicionar peixes ricos em ômega 3 ajuda a reduzir os níveis de gordura no fígado

VERDADE - O consumo regular de peixes como salmão, atum e arenque auxilia na peroxidação lipídica e favorece a saúde hepática.

- O consumo de proteína pode gerar problemas para a saúde do fígado

MITO - A proteína pode ser proveniente de fontes vegetais e animais e, quando consumida em quantidade adequada, não gera danos ao fígado. Entretanto, sua suplementação em excesso, sem orientação de um profissional habilitado, pode gerar sobrecarga hepática e renal e, em casos extremos, a necessidade de transplante de fígado.

- Quando há instabilidade na saúde do fígado, precisamos controlar a ingestão de ferro

VERDADE - Alimentos e suplementos à base de ferro, quando ingeridos em excesso e sem orientação profissional, podem ser um fator hepatotóxico.

- Quem tem problemas no fígado não pode nunca mais ingerir álcool

VERDADE - A abstenção alcoólica é utilizada amplamente no tratamento clínico de doenças hepáticas, sendo essencial para o sucesso do tratamento.


O Movimento CDV e a saúde do fígado


Você sabia que a história do Movimento CDV tem tudo haver com a saúde do fígado? Dr. Walter Lopes, grande cientista e empresário, em suas pesquisas com o objetivo de proporcionar à humanidade saúde e qualidade de vida, trouxe ao Brasil a Limpeza Hepática - um processo de limpeza do fígado, vesícula e intestinos que previne mais de 100 doenças.

Esse programa é originário do livro "Limpeza do Fígado e da Vesícula - uma poderosa ferramenta para melhorar sua saúde, seu bem-estar e muito mais", escrito pelo naturopata alemão Andreas Moritz e lançado em 2003. O que o autor prega é que "as pedras que se formam na vesícula são responsáveis por uma série de problemas — dos mais simples aos mais graves —, como os de pele, dores em geral, fadiga, artrite, diabetes e até câncer, e precisam ser eliminadas do organismo.

Os benefícios que a prática da Limpeza Hepática Dr. Walter Lopes promovem para a sua saúde são inúmeros, muito mais do que os que podemos citar aqui. E para representar tantas vantagens, convidamos você a assistir aos depoimentos reais de pessoas que praticaram e praticam esse protocolo e que tiveram suas vidas transformadas. Assista agora:






Os novos Kits de Limpeza Hepática da DWL Brasil.


Para comemorar seu aniversário de 2 anos, a DWL Brasil reformulou toda a sua linha de Kits de Limpeza Hepática. Mais modernos e eficazes, esses kits são o resultado de muita pesquisa e trabalho científico multi curricular, envolvendo cientistas e pesquisadores de diversas áreas para oferecer a você nada menos que o melhor! São eles:


1. Kit de Limpeza Hepática Turbo

Composto por dois compostos, o Ácido Málico e Sal Amargo, ambos em pó. O objetivo do ácido málico é amolecer os cálculos e limpeza geral do fígado e vesícula e o Sal Amargo é responsável por abrir os caminhos, as válvulas dos dutos biliares, para expelir as pedras nas fezes.



2. Kit de Limpeza Hepática com Vitafibras

Além dos compostos presentes no Kit Turbo, Ácido Málico e Sal Amargo, o Kit com Vitafibras conta com um terceiro composto à base de fibras solúveis, que auxiliam seu intestino a regular suas funções.



3. Kit de Limpeza Hepática com Lithothamnium

O Lithothamnium (feito a partir de uma alga marinha rica em minerais), que integra esse kit junto com Ácido Málico e Sal Amargo, oferece a você uma perfeita reposição mineral, contribuindo para tornar seu organismo apto a realizar todas as suas funções de maneira plena.



Que tal saber mais sobre a Limpeza Hepática Dr. Walter Lopes? Assista a seguir o vídeo sobre como você fará este protocolo:


FONTES:

. https://saude.abril.com.br/

. https://vidasaudavel.einstein.br

. https://www.uol.com.br/vivabem

. https://www.tuasaude.com/ . https://www.msdmanuals.com/pt-br/







Cadastre-se e receba diretamente em seu e-mail cada novo post do Blog CDV! 

 

Obrigado por assinar!