• Doutor Walter Lopes

Ômega 3: saiba mais sobre a gordura do bem.

Nutriente encontrado em peixes como o salmão, é considerado um alimento funcional pelo Ministério da Saúde devido aos seus inúmeros benefícios para o organismo.



O que é Ômega 3


Também conhecido como óleo de peixe, o Ômega 3 é um ácido graxo - tipo de gordura saudável. Esse tipo de substância auxilia o organismo em diversas funções e, como não é produzido pelo corpo, precisamos obtê-lo através da alimentação, podendo ser encontrado em peixes que vivem em águas profundas, como:


. Anchovas

. Linguado

. Ostra

. Salmão

. Sardinha

. Truta

. Atum

. Arenque

. Cavalinha


EPA e DHA: conheça os principais componentes do Ômega 3.


Quando o assunto é Ômega 3, dois termos são comuns e podem nos confundir caso não haja a explicação correta. São eles: EPA e DHA. Descubra o que, afinal, são EPA e DHA, como e onde essas substâncias atuam em nosso organismo e quais são seus benefícios para a saúde.

EPA

O EPA é um nutriente que ajuda a manter os triglicerídeos em níveis saudáveis. Este efeito favorece a saúde cardiovascular e previne problemas circulatórios.

DHA O DHA é um ótimo alimento para o cérebro, visto que 60% do cérebro é composto de gordura e cerca de 20% desta gordura é DHA. Há diversos estudos ligando a suplementação com DHA ao aumento da resiliência dos neurônios e melhoria da capacidade cognitiva. Assim como a redução nos níveis de stress e o combate à depressão.



Quais os benefícios do Ômega 3?


Cérebro, memória e condições emocionais.

Essa substância tem a incrível função de construir e fluidificar as membranas cerebrais, protegendo-as contra lesões que vêm com o avanço da idade. Um estudo comprovou que consumir o alimento duas ou mais vezes por semana diminui em 50% a probabilidade de desenvolver o Mal de Alzheimer. Essa mesma propriedade estimula o funcionamento das células cerebrais levando ao aumento de substâncias antidepressivas como a serotonina, dopamina e noradrenalina.


Outro estudo, realizado com adultos jovens, mostrou que o Ômega 3 foi capaz de melhorar seu desempenho cognitivo e sua memória de trabalho, que armazena informações necessárias para o cumprimento de metas.



Saúde cardiovascular


Os ácidos graxos do tipo ômega 3 são importantes para a saúde do coração. Eles têm o potencial de:

  • Reduzir a pressão sanguínea;

  • Reduzir os triglicerídeos (principais gorduras do organismo);

  • Reduzir o desenvolvimento de placas nas artérias;

  • Reduzir as chances de ritmo cardíaco anormal;

  • Reduzir as chances de ataque cardíaco e aneurisma;

  • Reduzir as chances de morte em pessoas com doenças cardíacas;

Reduzir os níveis de LDL, considerado o “colesterol ruim”.


Ação anti-inflamatória


Antes de mais nada é importante que seja compreendido que a inflamação é um processo natural do corpo contra infecções, lesões e outros tipos de danos sofridos pelo organismo. Portanto se torna indispensável. Há, porém, casos em que a inflamação pode persistir e se tornar crônica. Essa situação deixa de ser favorável e passa a ser prejudicial à saúde.

Como o ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a tratar condições que envolvem inflamações crônicas, como a artrite reumatóide e a obesidade, que também é considerada uma doença inflamatória por causa da inflamação de células adiposas.


Saúde dos olhos

O DHA, um tipo de ômega 3, é muito importante para a retina, estrutura do olho responsável pela formação de imagens. Quando falta essa substância à retina, a mesma pode sofrer com degeneração macular, uma estrutura localizada na parte posterior do olho, responsável pela acuidade visual. Evita a formação de coágulos

O ômega 3 tem propriedades anticoagulantes, ajudando na prevenção de tromboses e embolia pulmonar, por exemplo. Ajuda a controlar a glicemia

Estudos comprovaram a propriedade que o ômega 3 possui de melhorar a resistência do hormônio insulina, podendo ser um importante aliado no tratamento do diabetes tipo 2.



Ômega 3: um alimento funcional.


Segundo o Ministério da Saúde, "os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras." O Ministério da Saúde classifica o ômega 3, juntamente a outros alimentos como os probióticos, as fibras etc, como um alimento funcional. Essa classificação posiciona o Ômega 3 em um dos mais altos degraus de qualidade que um alimento pode estar! Acesse abaixo o link e veja mais sobre todos os alimentos que compõe essa lista: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html




O Ômega 3 da DWL Brasil: qualidade e segurança no mais alto nível.

Como você já sabe, os produtos da DWL Brasil oferecem a você o que há de melhor na missão de prevenir, tratar e manter a sua saúde. Por isso, nossa linha de Ômegas 3 é feita com matéria-prima de enorme valor nutricional, oferecendo quantidades de EPA e DHA acima da média do mercado para a sua suplementação.

Conheça agora a linha DWL Brasil de Ômega 3 - um destinado especialmente para a saúde de seu cérebro e outro pensado para seu coração trabalhar no ritmo perfeito!



Ômega 3 DWL Brasil Cerebral:


Ômega 3 DWL Brasil Cardiovascular:


Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

https://www.tuasaude.com

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br

https://www.danonenutricia.com.br













Cadastre-se e receba diretamente em seu e-mail cada novo post do Blog CDV! 

 

Obrigado por assinar!